sexta-feira, 11 de janeiro de 2013





Foi publicado recentemente o livro do projeto Panorama Setorial da Cultura Brasileira, de autoria de Gisele Jordão e Renata R. Allucci. Trata-se de uma pesquisa que foi realizada a partir de três métodos combinados e olhar editorial.



Métodos:


Desk-research, por meio de dados secundários, com utilização de informações coletadas de livros, materiais técnicos e científicos, websites, entrevistas e outros tipos de fontes, datadas entre 2007 e 2012. Os conteúdos adotados foram selecionados a partir de conhecimentos empíricos e científicos, produzidos por pesquisadores do mercado cultural e da academia. 

Pesquisa quantitativa. O universo pesquisado considerou produtores culturais proponentes de projetos enquadrados na Lei Rouanet, inscritos nos mecanismos Mecenato, Fundo Nacional de Cultura (FNC) e Recurso do Tesouro; com projetos apresentados entre 2007 e 2011; composto por pessoas físicas e jurídicas. Tais critérios demonstraram um universo de 14.853 nomes no território nacional. A base de dados da pesquisa foi construída por meio das informações do Salic.net durante o período de 7 a 29 de abril de 2011. Ao todo, foram organizados em base 7.000 nomes, considerados como o universo viável da pesquisa, ou seja, aquele que viabilizou o sorteio da amostra.


Pesquisa qualitativa
. 17 entrevistas com gestores ou decisores de empresas de capital privado – selecionadas a partir da representatividade qualitativa que apresentam para a pesquisa – que sejam, ou tenham sido, patrocinadoras regulares de atividades e eventos culturais em todo o País e com grande representatividade de investimento por meio da Lei Rouanet.
19 entrevistas com entidades, empresas e órgãos da administração pública que tenham atuação na área da cultura – as entrevistas aconteceram com decisores e gestores de Secretarias de Cultura dos Estados Brasileiros, Autarquias do Ministério da Cultura e empresas estatais selecionadas a partir da representatividade qualitativa que apresentam para a pesquisa.
4 entrevistas – selecionadas a partir da representatividade qualitativa que apresentam para a pesquisa – com empresas ou entidades que não estejam claramente identificadas com o setor público ou com o setor privado exclusivamente, e que representem amplamente os investimentos em cultura no Brasil.

Acesse o site www.panoramadacultura.com.br e confira o trabalho.

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