Produção


A Fundação Casa Grande em Parceria com SESC Crato Traz o Show da Bandinha Di Dá Dó, Performática banda de palhaços formada por músicos e atores que apresentam uma criativa mistura de estilos musicais. Original de Porto Alegre e existente desde 2005, o grupo busca por uma sonoridade única, unida à técnica do palhaço a qual denominou de “CLOWN MUSIC” A Bandinha apresenta uma forma diferente de ver o mundo e de se fazer música com uma linguagem musical universal de som dançante, festivo e muito alegre. 


Convido você a estar presente na Festade Aniversário de 20 anos da Fundação Casa Grande.

19 de Dezembro de 2012

Participe! Veja a programação!

Programação da Festa de Aniversário de 20 anos da Fundação Casa Grande

17: 00 Hs. Apresentação de grupos de tradição do Cariri, no terreiro da Casa Grande (Folclore).

-Reisado dos Irmãos/Juazeiro do Norte
-Côco Mestre Marinês/Crato
-Banda Cabaçal Irmãos Aniceto/Crato

18: 00 Hs. Renovação do coração do Coração de Jesus, na sala do coração de Jesus da Casa Grande (Reza).

19:00 Hs. Solenidade de lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo dos vinte anos de Fundação Casa Grande pelos correios do Brasil, no Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas.

19:30 Hs. Solenidade de lançamento do Livro Turístico do Cariri, pelo Ministério do Turismo do Brasil, no Teatro Violeta Arraes – Engenho de Artes Cênicas.

20:00 Hs. Parabéns e corte do bolo de aniversário dos 20 Anos de Criação da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, no Varandão da Escola de Comunicação da Meninada do Sertão.

________________________________________________________




Em novembro, o Cariri recebe as mais diversas manifestações culturais na 14ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, realizada no sertão do Ceará.Este ano, a Mostra acontece de 9 a 14 de novembro, alcançando 21 municípios da região. As inscrições devem ser feitas somente pela internet, por meio de formulário. É necessário o upload de parte do material, como releases, fotos, mapas de palco e de luz e plano de montagem, além de direcionamento por meio de links para vídeo, áudio e endereço eletrônico do candidato. A seleção será realizada por um equipe de curadoria composta por profissionais de diversas especialidades e o resultado será publicado no site da Mostra dia 31 de agosto.
Sobre a Mostra – A Mostra Sesc Cariri já está consolidada no calendário anual do estado do Ceará, com abrangência nacional. O evento combina a força da tradição popular com produções contemporâneas de vários pontos do Brasil.
Cerca de 150 grupos artísticos, entre nacionais e internacionais, compõem anualmente a Mostra, sendo um dos destaques da programação a chamada Mostra de Tradição Oral, com suas terreiradas e cortejos pelas ruas da cidade e rodas de conversas com os mestres de cultura. 
Mais informações no site www.mostracariri.com.br

_________________________________________________________________________



O projeto SerTão Sonoro um dos contemplados pelo Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2012, patrocinado pela Chesf  e aprovado pelo Programa Nacional de Incentivo a Cultura. O conteúdo  é composto por 30 programas de rádio sobre o Patrimônio Cultural Imaterial  da Microrregião do Cariri, situado no Sul do Ceará.
SerTão Sonoro é uma realização das crianças e dos  jovens  da Fundação Casa Grande que, através de um processo formativo, produzirá os programas radiofônicos que estarão disponíveis em CD, com a distribuição e o acesso gratuitos aos interessados.
As equipes de realização do projeto:  rádio, produção gráfica, documentação, blog e produção executiva.  O projeto irá captar e difundir o Patrimônio Cultural Imaterial através da história dos mestres, das celebrações, manifestações artístico-culturais e dos modos de criar, fazer e viver da região. Patrimônio este que é passado de geração em geração, através da  memória e  identidade do Sertão do Cariri.


_________________________________________________________


II Semana Freiriana do Cariri - Ceará

Com a iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), entre os dias 17 e 22 de setembro, será realizada a 2ª Semana Freiriana do Cariri, no Estado do Ceará. Esta segunda edição do evento traz novidades na programação, como uma mostra de trabalhos científicos sobre o tema Educação e Sustentabilidade.

__________________________________________________

 
Mostra SESC de Música Instrumental
De 06 a 11 de agosto de 2012, às 19h
No Teatro SESC Patativa do Assaré (SESC Juazeiro do Norte-CE)
Entrada gratuita.

__________________________________________________



__________________________________________________


Rádio Patrimônio

A oficina pretende reunir as histórias de pessoas que fazem parte do patrimônio imaterial da região ouro-pretana, como meio de valorização das artes, pensamentos, sonoridades, crenças, tradições, costumes, brincadeiras, práticas desenvolvidas com a comunidade, trabalhos artesanais e histórias de vida, transformando-os em registros dos símbolos que representam a diversidade cultural da cidade para difundi-los.
Número de vagas: máximo 20
Realização: 16 a 20 de julho
Horário: das 13 às 17h
Pré-requisitos: jovens de 11 a 17 anos
Local: Vagão Sonoro-Ambiental do Trem da Vale, Ouro Preto

------------------------------------------------------------------------------------
MOSTRA DE TEATRO DE RUA

De 11 a 15 de junho acontecerá a segunda edição da Mostra de Teatro de Rua, promovida pelo SESC – Juazeiro. Dezenas de atores e atrizes, além de diretores, técnicos, cenógrafos, irão transformar simples lugares de passagens, como ruas e praças, em espaços dedicados às artes cênicas.

A Mostra tem o objetivo de preservar, reatualizar e incentivar as manifestações populares de rua, se apropriando do espaço público como lugar de expressão e divulgação das artes cênicas. A idéia é atrair um público que não costuma ir a teatros, e de quebra, tornar a arte mais democrática e inclusiva.
________________________________________________________
Mostra de Bandas Armazém do Som 
De 02 a 12 de Maio 2012





_________________________________________________________________________________



O Ministério do Turismo do Brasil em parceria com a Fundação Casa Grande está proporcionando a articulação regional para o desenvolvimento de políticas sociais que venham gerar benefícios para a comunidade.
O Seminário Regional de Turismo de Base Comunitária do Cariri tem como objetivo fomentar o diálogo entre os atores locais para planejar a promoção e operacionalização do roteiro turístico de base comunitária na Região do Cariri.

_________________________________________________



12ª Semana SESC de Artes Cênicas
De 24 a 31 de Março 2012

“O Teatro em Diálogo com o Tempo Atual”


A Semana SESC de Artes Cênicas congrega artistas e público numa celebração que evoca e marca o Dia Mundial do Teatro como importante acontecimento na esfera cultural em todo o Estado. No intuito de fomentar um pensamento crítico e gerar transformação junto à clientela, este ano a temática que se configura é “O Teatro em Diálogo com o Tempo Atual”, com diferentes níveis de profundidade e abordagem, pensados em função de distintos públicos-alvo, tendo como matriz as várias disciplinas e atividades que envolvem o Teatro.
Em uma semana, artistas e público vão participar de uma programação, inteiramente gratuita, que reúne apresentações de espetáculos para públicos infantis e adultos; de teatro de bonecos e teatro de rua, de música e de dança; contação de histórias; festival de esquetes, oficinas; exposições e mostra de vídeos.
 

________________________________________________________________________________
VI Festival Rock Cordel
Equipe